• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


"Navegar é preciso. Viver não é preciso."

Publicado em 20/05/2009

Expansões Marítimas – 7º ano

 

"Navegar é preciso. Viver não é preciso."

(Fernando Pessoa)

 

Introdução Teórica

 

Uma das peculiaridades que encontramos ao estudarmos o período moderno é a economia. Ela reflete todas as transformações daquela época.

Desde o início da Baixa Idade Média, as cidades italianas dominavam comercialmente o Mediterrâneo, monopolizando a distribuição dos produtos orientais no continente europeu.

Entretanto, a crise iniciada no século XIV, decorrente da Guerra dos Cem Anos, da propagação da peste negra e das próprias limitações do sistema feudal, afetou profundamente o comércio europeu. As tradicionais rotas de comércio já não ofereciam segurança contra assaltos, cada vez mais frequentes, além da obrigação do pagamento de pesadas tarifas aos senhores feudais pelo direito de atravessar suas propriedades, o que elevava o preço final das mercadorias. Assim, as antigas rotas terrestres e fluviais acabaram substituídas por rotas marítimas, que passaram a ligar a Itália ao Mar do Norte através do Oceano Atlântico.

A diminuição da população europeia criou uma situação na qual a retomada da atividade comercial se faria de forma lenta.

O desvio de metais preciosos para o Oriente, na compra das especiarias e outros artigos de luxo, e o esgotamento das minas de metais, como ouro e prata no continente europeu tornavam limitada a oferta de moeda, estrangulando o comércio.

Foram esses fatores que acabaram por forçar a burguesia europeia a buscar novas alternativas para expandir o comércio, e a saída evidente era a navegação atlântica. Teve origem aí o processo de expansão marítima europeia.

 

Atividade em Sala de Aula

 

Foi exibido o filme “1492 – A Conquista do Paraíso”, que conta a odisseia de Colombo em sua expedição marítima até a América.

O objetivo foi o de fixar os fatos e conceitos apresentados em sala de aula, representados através das imagens do filme, facilitando assim a memorização e a interpretação das ideias.

Através de intervenções durante as cenas do filme, foi possível identificar alguns aspectos relevantes desse período histórico, como:

 - as dificuldades em apresentar ideias novas que contradissessem o pensamento intelectual dominante à época, especialmente no tocante à esfericidade da Terra

 - os perigos que representavam essas expedições naquele tempo, desde a falta de conhecimentos técnicos de navegação, cartografia, suprimentos necessários, até os perigos de ordem mitológica (acreditava-se na existência de monstros a partir de determinado ponto dos oceanos até então nunca alcançados)

 - os impactos causados pelo choque cultural entre o colonizador europeu e as comunidades indígenas que ali estavam.

"Navegar é preciso. Viver não é preciso."

Compartilhe:

 

 

Visitas: 4049



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz