• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


Todos sabemos que a leitura é uma das principais fontes de aquisição de conhecimento para o ser-humano.

Publicado em 20/05/2009

Literatura 2009

 

            Todos sabemos que a leitura é uma das principais fontes de aquisição de conhecimento para o ser-humano. Também é sabido que a literatura ajuda na formação de um indivíduo mais consciente e crítico, que tenta, assim, tornar o mundo mais habitável.

            Se a literatura é uma ferramenta de construção, nada mais coerente fazer com que os jovens abram as janelas do mundo e da alma através do texto literário.

            O Centro Educacional Praia da Costa incentiva essa prática e em parceria com os professores, trabalha a literatura em forma de ciranda, ou estudando textos literários.

            Trataremos aqui dos métodos de trabalho com a literatura nas turmas do 6° ao 9°ano.

            Nas aulas de literatura ministradas naquelas turmas, os alunos leem obras de grandes escritores da literatura universal. A leitura da obra pode até durar poucos dias, mas não paramos por aí. Após lerem os textos, os alunos trazem suas dúvidas, comentários e interpretações para as aulas, realizando colóquios, verdadeiras oficinas de interpretação de textos, onde os alunos se tornam a parte ativa “no negócio”.

            Na turma de 8° ano, por exemplo, os alunos leram A Luneta Mágica, de Joaquim Manuel de Macedo, um texto escrito no meio do séc. XIX. A princípio, as dificuldades de interpretação foram muitas, uma vez que a obra possui uma linguagem repleta de figuras de pensamento como metáforas, metonímias, escapismos e ironias, mas com as contribuições dos outros colegas e com o auxílio do professor, os alunos foram capazes de compreender o texto.

            Esta forma de trabalho é, a nosso ver, mais interessante para os alunos do 6º ao 9º, porque estes já possuem uma maturidade mínima para realizar uma análise e um estudo da obra. É claro que há uma diferença grande de idade entre o 6° e o 9° ano, mas as obras são escolhidas de acordo com a idade. “Escolhemos o texto a partir da idade do aluno. Os jovens do 9° ano, por exemplo, leram Lucíola, um texto que possui uma complexidade altíssima por tratar de temas antigos que até hoje se encontram na nossa sociedade, como a saúde pública, as causas da prostituição, os comportamentos dos representantes públicos”. Já os alunos do 6º ano leram e analisaram a obra “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, que leva a criança a imaginar mundos, além de fazer com que o aluno compreenda que ele é o personagem mais importante, uma vez que a obra busca valorizar o universo da criança, afirma Rodrigo Acosta, professor de literatura do CEPC. Com isso, pode-se dizer que nos preocupamos com o desenvolvimento intelectual do nosso aluno, mas também nos preocupamos com o tipo de leitura que o jovem deve ter contato.

            Notamos que através dessa forma de estudo, os alunos se interessaram mais pela leitura e passaram a exercitar sua capacidade de interpretação de textos, e por que não dizer, aumentaram sua capacidade de compreensão do mundo.

Todos sabemos que a leitura é uma das principais fontes de aquisição de conhecimento para o ser-humano.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 3932



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz