Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante de fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.Publicado em 18/08/2009 PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A proposta da "metodologia de projetos" surgiu no início do século XX, com os filósofos e educadores americanos, John Dewey e William Kilpatrick. Dewey acreditava que, mais do que uma preparação para a vida, a educação era a própria vida. Assim, aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante de fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos e ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada (Vieira, 1998). Trabalhar com projetos é muito interessante, há uma participação muito boa de todos os alunos. As curiosidades, as emoções e as descobertas ampliam muito o conhecimento em determinado tema. No primeiro trimestre trabalhamos com o projeto “QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO”, onde trabalhamos vários contos, sabendo-se que as crianças gostam muito de animais. Resolvemos trabalhar de forma bem lúdica, dinâmica e envolvente. Houve um grande rendimento no que diz respeito a aprendizagem sobre alguns animais, e em especial, o pato que foi o nosso último animal (ave) estudado do trimestre. Todos os alunos participaram das atividades individuais e coletivas. Confeccionamos vários cartazes, contamos histórias com fantoches, história em quadrinhos, confeccionamos alguns patinhos, ninhos, casinhas, etc. Em todas essas atividades, percebemos a satisfação dos educandos em contribuir um pouquinhos nas produções. |
|||
| |||
| |||
Visitas: 4158