Escola da InteligênciaPublicado em 16/09/2016 A metodologia
da Escola da Inteligência é fundamentada na Inteligência Multifocal, original e
notória teoria psicológica e educacional desenvolvida pelo psiquiatra e
escritor Dr. Augusto Cury. A teoria
compreende estudos sobre o funcionamento essencial dos fenômenos conscientes e
inconscientes responsáveis pela construção de pensamentos, processos de
arquivamento de informações na memória e detalhamento do papel de cada
estrutura psíquica. Sendo assim,
preconiza os tipos de inteligências/habilidades que o ser humano necessita
desenvolver a fim de tornar-se um agente transformador de sua natureza
intrapsíquica, das suas relações interpessoais e do ambiente em que vive. O Programa
Escola da Inteligência abrange o ensino infantil junto a crianças a partir de
quatro anos de idade, o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, o ensino médio do
1º ao 3º ano e o EJA. A aplicação do
programa conta com materiais impressos, recursos multimídias, dinâmicas,
atividades pedagógicas, palestras informativas aos pais, funcionários e alunos,
workshops junto a toda equipe escolar, capacitações para aplicação do material
e formação continuada através da Educação à Distância, sendo todas as ações
devidamente acompanhadas e orientadas por consultores (as) pedagógicos (as)
altamente capacitados (as) para a construção e transmissão do saber.
I.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA
§ Estimular as funções complexas da
inteligência, como: Aprender
a gerenciar pensamentos e emoções, a pensar antes de agir e reagir, a
colocar-se no lugar do outro, a desenvolver e expandir a proteção da emoção, a
ter capacidade de superar perdas e frustrações, a interpretar comportamentos, a
usufruir da emoção contemplativa, entre outros.
§ Estimular o desenvolvimento da maturidade
intelectual e emocional, como: Treinamento
do caráter, da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da
flexibilidade intelectual, do autocontrole, da motivação, da determinação, da
autoconfiança, entre outros.
§ Desenvolvimento das relações
interpessoais, como: Ética e honestidade nas relações, atitude
de contribuir sem esperar a contrapartida, empatia como compreensão do
comportamento alheio, raciocínio em diferentes perspectivas, debate de
diferentes ideias, diálogo interpessoal e intrapessoal, resolução de conflitos,
trabalho em equipe, entre outros.
§ Fornecer ferramentas para a promoção da
saúde emocional, contribuindo para a prevenção de: Depressão, estresse, ansiedade, baixa
autoestima, fobias, alienação, agressividade, hiperatividade, entre outros. |
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