Histórico - CEPC - Centro Educacional Praia da Costa

Histórico

Com 34 anos de fundação, o Centro Educacional Praia da Costa tornou-se referência em educação de qualidade. A escola está instalada em uma área privilegiada em frente ao mar da Praia da Costa e oferece instalações modernas e de qualidade: quadra, área de jogos, área de lazer, auditório, salas multimídia, laboratórios, cozinha experimental, biblioteca, ludoteca, atelier de artes, espaços esportivos.
 
Apresenta um projeto pedagógico inovador, oferecendo educação em horário integral e currículo de perspectiva cultural.
 
Trabalha em parceria com as famílias dos alunos com uma proposta de educação séria e responsável, voltada para a formação do aluno como um todo, como ser humano intelectual, afetivo, social e de compromisso com a cidadania.
 
Preocupa-se com a qualidade do ensino e excelência humana oferecendo um atendimento individualizado permitindo aos alunos o descobrimento de novas potencialidades, estimulando sua iniciativa própria e sua autonomia com responsabilidade e uma educação personalizada que visa a formação integral com o objetivo de formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando ao bem estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Através de um processo que desenvolve a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade.
 
A escola investe na capacitação dos educadores e na criação de ambientes pedagógicos diversificados. Os alunos são vistos não apenas como sujeitos do conhecimento, mas como pessoas potenciais e em formação contínua. O CEPC possibilita o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propicia a apropriação do conhecimento.
 
 
 Filosofia do Centro Educacional Praia da Costa

   O Centro Educacional Praia da Costa propõe-se a formar indivíduos conscientes, capazes de - utilizando-se plenamente de sua capacidade intelectual e de liderança - dimensionar e redimensionar seus conhecimentos e contribuir para o bem comum, através de participação crítica, criativa e ética, no sentido da procura dinâmica de construção e reconstrução de si mesmo, do meio e das relações homem-meio, orientados pelos princípios de respeito pelo ser humano.

- Localização privilegiada:
localizado na Av. Antônio Gil Veloso, o CEPC possui uma das melhores localizações do Espírito Santo. Temos a facilidade de utilizarmos a praia - areia e calçadão -, para o desenvolvimento de projetos e estudo de casos. Não poderíamos deixar de mencionar salas de aula de frente para o mar.


Equipe do CEPC:

Nossa escola conta com corpo docente composto por professores experientes, em constante capacitação, capazes de realizar um trabalho intenso e extenso, com aulas interdisciplinares que vão além do currículo. Investimos principalmente na capacitação dos nossos profissionais.

- Equipe Multidisciplinar (pedagogos, psicopedagogas, nutricionista, orientadora em família, pediatra e psicólogo educacional;

- Professores com formação em pedagogia e especialistas (com graduação, pós-graduação e mestrado).
 

Diferenciais do CEPC:


- Número reduzido de alunos por sala/atendimento individualizado: com essa proposta, conseguimos trabalhar o aluno como um "todo" - cognitivo, afetivo, psicomotor e social. Trabalhamos com no máximo 20 alunos por turma e com isso, conhecemos o aluno pelo nome, pelas suas dificuldades, qualidades e atitudes. Trabalhamos com as "habilidades e competências" que vão de encontro com a nova proposta do Enem.

Os alunos que apresentam resultados insatisfatórios são convocados para plantões de dúvidas, orientações de estudos, aulas de reforço e monitoria. Tudo em horário paralelo à jornada escolar.

- Horário Integral/Dobra: para as turmas do 1º período ao Ensino Médio, disponibilizamos o horário integral. Nesse período, o aluno realiza as atividades para casa, momento de estudo com a presença do professor, aulas de inglês, cozinha experimental, momento de pesquisa, esporte, etc.

- Salas de aula com multimídia: as salas de aula do 4º ano do Fundamental I, ao 9º ano do Fundamental II, possuem computador e televisão 42". Essa ferramenta é utilizada como auxílio ao professor e alunos durante a aula para uma demonstração de figuras/fotos, mapas, documentários, filmes, música, pesquisas na internet, etc. Com isso, o aluno consegue ir para além do campo da abstração, focando no campo da visualização/realidade.

- Tarefas de casa: enviamos tarefas de casa todos os dias. As tarefas são de acordo com as disciplinas estudadas e com o objetivo de estimular a prática e exercitar o conteúdo aprendido em sala. Enviamos e-mail diariamente para os pais dos alunos a partir do 6º ano até 2º ano do Ensino Médio para o acompanhamento dessas atividades em casa.

- Informações via e-mail / telefone / agenda: todos os assuntos do aluno referentes ao não comparecimento na escola, realização de tarefa de casa, conteúdos de prova, desempenho escolar, eventos, projetos, seminários, olimpíadas são enviados diariamente via e-mail, telefone e agenda. Dessa forma, a família tem condições de acompanhar o dia a dia do aluno, mesmo não estando presente na escola.

- Atendimento a alunos com psicólogo: a escola também oferece atendimento a alunos duas vezes por semana. Esse acompanhamento tem como objetivo atender alunos com dificuldades de rendimento, aprendizado e relacionamentos. Temos alcançado resultados positivos, pois o aluno percebe que estamos tentando compartilhar o seu problema e dessa forma buscamos metas para melhorias e automaticamente elevamos a sua auto estima, consequentemente o aluno alcança melhoras no aspecto disciplinar.
E o mais importante de tudo: temos a visão focada na pessoa, no desenvolvimento individual. Não olhamos para o aluno como um número.
Dessa maneira, acreditamos estar fazendo o melhor para o jovem, ajudando-o a enfrentar os conflitos da adolescência, superando-os de forma saudável e produtiva, além das cobranças do vestibular.
Todos os dias encaramos a educação como o nosso maior desafio. Portanto , dedicamos tempo, competência, habilidade, muito cuidado e atenção às crianças e adolescentes.
Sempre estamos abertos ao diálogo e preocupados em mediar as angústias e os medos comuns na adolescência.
O psicólogo também realiza atendimentos aos pais dos nossos alunos.

- Aulas de Educação Física
: trabalhamos em nossas aulas de Educação Física com atividades diversificadas, levando os alunos à praia, quadra e piscina. Assim, a prática esportiva é tratada de forma saudável e prazerosa. Temos também a preocupação de trabalhar em nossas aulas a questão da competitividade, frustração, equilíbrio emocional, trabalho coletivo, respeito às diferenças etc...

- Aulas disciplinares na cozinha experimental: alguns assuntos tratados em sala de aula são levados para a cozinha experimental. Nesse momento, o aluno consegue visualizar na prática o conteúdo estudado em sala. São trabalhados na cozinha experimental todas as disciplinas. Um exemplo do funcionamento foi com o professor de matemática com a turma do 2º ano do Ensino Médio, onde os alunos realizaram desde a confecção do bilhete (individual) para a aula (em forma de equação do 2º grau), abordando os conteúdos: probabilidades, análise combinatória, P.A., P.G, transformação de unidades, proporção e percentual. Dessa forma, o aluno visualiza o conteúdo estudado de uma forma prática.

- Parceria Poliedro: essa parceria contribui com relação ao material pedagógico; capacitação da direção, professores e equipe da escola; congressos e seminários; palestras; olimpíadas e simulados; troca de experiências; inovações na área educacional. 

- Avaliações diárias:
Além de provas trimestrais, os alunos são avaliados de forma contínua, passando por “verificações diagnósticas”, feitas através do desenvolvimento dos alunos nas aulas, tarefas escolares ou através de seminários e debates. Dessa forma, temos como objetivo estimular hábitos diários e regulares de estudo, evitando que os alunos estudem somente nos dias próximos ao período de avaliações.

Ao final do trimestre, além dos pais receberem um boletim com as notas de seus filhos, recebem uma avaliação realizada pelos professores e equipe pedagógica da escola em aspectos fundamentais como: respeito aos colegas e profissionais da escola, comprometimento, responsabilidade, participação nas atividades escolares, realização das tarefas, pontualidade, assiduidade e argumentação. Temos uma grande preocupação em formar cidadãos responsáveis que saibam conviver e refletir sobre suas atitudes, além de prepará-los para ingressarem em boas faculdades.

- Empresa familiar:
esse, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais da escola. Os proprietários juntamente com os seus filhos estão presentes em todos os períodos na escola. Participam e acompanham diariamente todos os acontecimentos da escola.

-  Turmas com números reduzidos de alunos e ensino individualizado: A personalização da Educação é uma inovação que tem mostrado resultados na aprendizagem e o Centro Educacional Praia da Costa (CEPC) sabe que esse é o segredo para o sucesso de seus alunos.
  O ensino individualizado e de qualidade é o grande diferencial do CEPC, uma escola familiar com 33 anos de tradição, focada na formação integral, ou seja, social, afetiva e cognitiva.
  Acreditamos que a personalização consegue tirar o melhor de cada aluno, explorando seus pontos fortes e trabalhando seus pontos fracos. Com o estudo sendo direcionado de forma correta, os estudantes conseguem crescer rapidamente e estabelecer hábitos saudáveis de desenvolvimento.
  O colégio tem a missão de atender aos alunos em seus diferentes ritmos e construção do conhecimento, possui número limitado e ideal de alunos por sala, proporcionando atendimento individualizado para todos.

- Educação Infantil:
possui salas de aula climatizadas para os alunos de 02 a 03 anos de idade. Desde os 02 anos de idade o aluno possui as suas responsabilidades dentro da escola. Seus trabalhos são expostos na escola (pátio, sala de aula, corredores, escadas, etc.), os alunos aprendem de forma lúdica e aulas de inglês, informática, culinária, biblioteca, artes e psicomotricidade, também são oferecidas.

- Aulas de Atualidades:
através das aulas de atualidades, "ensinamos" os alunos a ler e a interpretar notícias publicadas na imprensa, aumentando o interesse pela leitura e pelo acompanhamento na televisão. Acompanhar as mudanças políticas ou o desdobramento dos movimentos sociais, por exemplo, é fundamental para que o estudante entenda o mundo em que vive, forme sua consciência cidadã e relacione os conteúdos escolares com a vida real.

- Ciranda de livros:
o projeto "Ciranda de Livros" possibilita que os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula, e estimule a integração e participação dos pais na vida escolar dos seus filhos.

- Cantina saudável: a cantina oferece um projeto chamado "Kit Lanche" para os alunos. Esse projeto é elaborado por uma nutricionista, visando a contribuir na educação alimentar saudável de nossos alunos. Fora o projeto, a cantina oferece lanches avulsos como: sanduíche natural, açaí, salgados assados, sucos naturais, hamburguer grelhado e outros. Não são vendido refrigerantes e salgados fritos.

- Horário estendido: pensando nos pais que trabalham após às 17h20min, o CEPC oferece esse horário para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O acompanhamento é realizado por profissionais especializados que desenvolvem habilidades físicas, intelectuais, interpessoais e práticas de atividades esportivas (ballet, futsal, ginástica artística vôlei e basquete).
A proposta ajuda a fazer da escola um local de convívio saudável e de múltiplas aprendizagens.

-Parceria Família e Escola:
A participação dos pais na rotina escolar é muito próxima. Os pais de nossos alunos possuem cadeiras cativas junto à direção e coordenação da Instituição, pois são convidados com frequência a discutir assuntos voltados à Educação e ao comportamento dos alunos.
Acreditamos que a educação somente é possível quando compartilhada por toda a comunidade educativa: alunos, pais e educadores da Escola precisam conhecer os seus papéis em torno da tarefa de educar , acreditar neles e assumi-los.
Outro aspecto relevante que faz parte da rotina do colégio são as ações comunitárias que envolvem pais, alunos e profissionais, estimulando a solidariedade, a fraternidade e a conscientização de que é importante olhar para as necessidades do próximo e ajudar a minimizá-las.
Durante as aulas, priorizamos as competências e habilidades, a leitura, a interpretação e compreensão dos textos e dos conceitos de cada componente curricular estudados em sala de aula. Dessa forma, a simples descoberta passa longe dos muros do colégio.
O processo completo de aprendizado de um jovem é formado de muitas variáveis. Se o que ele aprende não faz sentido para a vida, isso poderá ser percebido quando ele estiver frente a frente com suas decisões profissionais, resultando em problemas de percepção ou relacionamentos na vida adulta.
Esperamos que nossos alunos cresçam saudáveis, curiosos, criativos, confiantes, felizes, conectados e atualizados, e que tenham habilidades sociais e emocionais para estabelecerem relações positivas com as pessoas e a família.

Site da escola: www.cepc.com.br

Telefone de contato: (27) 3299-4188


e-mail:
cepc@cepc.com.br



Visitas: 2596


Compartilhe:


Veja mais em: A Escola

Equipe Multidisciplinar
Estrutura
Atividades intra-curriculares
Atividades extra-curriculares
Kit Lanche Saudável
Período Integral
Poliedro
Aulas on-line no CEPC