Período Integral - CEPC - Centro Educacional Praia da Costa

Período Integral

A ampliação do currículo acadêmico se faz mais notadamente para os alunos de horário integral, considerando-se que permanecem em atividades na escola por tempo prolongado.

O Período Integral oferece aos alunos uma proposta pedagógica adequada a seus interesses e necessidades, visando a uma estrutura organizacional adequada que concilie lazer, tarefas, estudo, atividades diversificadas (esportivas e socioculturais), junto com a aquisição de valores.
 

A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolve também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos.

Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o Período Integral busca a conquista dos quatro pilares da Educação:
 

· Aprender a conhecer;

· Aprender a fazer;

· Aprender a conviver;

· Aprender a ser.
 
Faz parte também de nossa proposta fortalecer na criança uma imagem positiva se si, descobrindo suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade.
 

Momento de Estudo

Os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm, dentro do horário do Período Integral, um tempo diário garantido para seus estudos e execução de suas “tarefas de casa”, pesquisas e visita à biblioteca. Este momento é acompanhado pelo educador responsável que os orienta para que criem hábitos e atitudes de responsabilidade, autonomia, independência e reflexão frente ao trabalho escolar e, se necessário, suprirem as dúvidas que possam surgir. Este momento também é oferecido aos alunos da Educação Infantil sempre que têm tarefas, investigações e pesquisas.

 

Refeições – Almoço

As refeições do almoço são balanceadas e contam com a orientação e supervisão de nutricionista.
 
A alimentação da criança e dos adolescentes é um assunto muito sério. Dos 2 ao 6 anos, ela desenvolve seus sentidos, experimenta sabores e, com isso, define suas preferências. Para a nutricionista elaborar nossos cardápios, é levado em conta alguns fatores:
 

· O balanceamento dos nutrientes;

· A faixa etária a que se destina;

· Variedade na alimentação.
 
Nesse contexto, ao servir para o aluno uma refeição, sabemos que estamos contribuindo para a formação de hábitos que vão sendo determinados ao longo da vida e que vão definir aspectos importantes, como:
 

· Relacionar o alimento às situações de prazer;


· Portar-se à mesa de maneira socialmente adequada;
 
· Definir uma postura de interesse e curiosidade diante da diversidade de alimentos que lhes serão apresentados ao longo da vida;
 
· Respeitar seu corpo reconhecendo a necessidade de alimentar-se de maneira saudável e equilibrada;
 
· Aprender, portanto, a linguagem de seu corpo e estabelecer com ele um bom sistema de comunicação.
 
As famílias recebem semanalmente o cardápio e podem entrar em contato com a coordenação pedagógica-educacional para dietas especiais em casos específicos.
 

Saídas Culturais

Com a intenção de desenvolver em nossos alunos um rico repertório cultural, para que a elaboração de novos conhecimentos seja feita de modo que os leve ao prazer em aprender, ao espírito crítico e de busca, serão programadas saídas culturais a exposições, museus, parques etc.



Visitas: 2230


Compartilhe:


Veja mais em: A Escola

Histórico
Equipe Multidisciplinar
Estrutura
Atividades intra-curriculares
Atividades extra-curriculares
Kit Lanche Saudável
Poliedro
Aulas on-line no CEPC