• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


A prática da leitura é responsável pela formação de um indivíduo crítico e consciente, capaz de modificar positivamente sua sociedade.

Publicado em 19/08/2008

A importância da leitura na formação da pessoa.

Se eu falo

“A”

este “a”

é uma trombeta - alarma para a Humanidade.

Se eu falo

é uma nova bomba na batalha do homem.

(Maiakovisk)

 

 

Lidas e apreciadas pela nobreza durante a era medieval, as antigas novelas de cavalaria foram os principais fatores que formaram a personalidade de um dos sujeitos mais perfeitos da literatura universal: o Quixote. De tanto ler, e de pouco dormir, Dom Quixote, resolveu viajar no tempo e assumir o papel daqueles que antigamente lutavam pela honra, por seu país, e por suas amadas donzelas.

Mencionar “Dom Quixote de La Mancha” é pertinente não só por ser considerada a melhor narrativa da era moderna, mas também para ilustrar como a  prática da leitura nos influencia  na forma em que encaramos e interpretamos nossa vida e nossa realidade.

Além de nos “quixotear”, ou seja, além de nos mandar para o mundo que proporciona imaginação e sonhos, a prática da leitura é responsável pela formação de um indivíduo crítico e consciente, capaz de modificar positivamente sua sociedade. Também podemos destacar que a leitura é essencial para qualquer área do conhecimento, já que está intimamente ligada ao sucesso do leitor.

Através do hábito da leitura, o indivíduo pode tomar consciência de outras realidades, às vezes distantes, e nesse contato, é capaz de compreender a rica diversidade das sociedades humanas tanto no aspecto temporal, quanto no aspecto espacial, promovendo a sua transformação e a do mundo, dialogando com o poder de libertação que só a leitura pode proporcionar.

No século XX, a leitura deixou, infelizmente, de ser uma atividade comum nos lares brasileiros devido primeiramente ao surgimento do rádio, e posteriormente ao da televisão. Porém, no século XXI, em plena pós- modernidade, campanhas de incentivo à leitura estão sendo realizadas por escolas, centros comunitários, e pelo governo, a fim de fazer com que esta atividade tão importante para nossa formação, volte a ser exercida por todos.

Fonte de informação e de lazer, o consumo de livros de literatura ou de filosofia é indispensável para o ser humano por tratar-se de uma arte e como se sabe, não existe coração que se mantenha vivo sem a beleza que somente as artes podem nos proporcionar. Imaginemos um mundo sem desejos, sem sonhos, sem idiomas, sem vitórias, sem aprendizado. Esse não seria um mundo habitado por pessoas; e onde há pessoas, há fantasia; e onde há fantasia e representação por meio da linguagem e sentimentos, ali sim, existe a literatura.

 

 

 

A prática da leitura é responsável pela formação de um indivíduo crítico e consciente, capaz de modificar positivamente sua sociedade.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 3852



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz