Esse trabalho desenvolvido na cozinha experimental transforma o “brincar de comidinha” em trabalho escolar, que tão bem combina a experiência, a alegria e o aprendizado.Publicado em 31/10/2008 COZINHA EXPERIMENTAL: RECEITAS 2º PERÍODO B O trabalho desenvolvido na cozinha experimental transforma o “brincar de comidinha” em trabalho escolar, que tão bem combina a experiência, a alegria e o aprendizado. As atividades colocam juntas uma boa pitada de curiosidade, brincadeira e imaginação. Tempera-se com a observação atenta de mestres-cucas mirins. Recheia-se com indagação e hipóteses. Durante as receitas desenvolvidas, a curiosidade e o espírito de investigação foram alimentados (literalmente) pelas experiências constantes e contínuas que envolviam o desenvolvimento das primeiras atitudes científicas: · a observação, · a exploração dos diferentes utensílios, · a utilização de diversos ingredientes, · a possibilidade de antecipar os resultados através do levantamento de hipóteses, · a constatação de resultados obtidos, Enfim, a iniciação nas primeiras noções de Química, Física e Biologia. Estes elementos foram enriquecendo o trabalho e nos levando a criar outros caminhos. Foram aparecendo, no decorrer do processo, as demais áreas do conhecimento: a Matemática, através das medidas (de quantidade, de tempo) e jogos de estimativa; a Língua Portuguesa, na leitura e na escrita dos rótulos e receitas; a Geografia e a História através de receitas típicas e suas origens culturais; a Arte de modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, nos possibilitaram realizar um trabalho completo e integrado. |
|||
| |||
| |||
Visitas: 3901