“O ATO DE EDUCAR”, DE ENSINAR É PRÓPRIO DA CONDIÇÃO HUMANA”.Publicado em 07/01/2009 “O ATO DE EDUCAR”, DE ENSINAR É PRÓPRIO DA CONDIÇÃO HUMANA”. PROGRAMA: A GAZETA NA SALA DE AULA Não há dúvidas sobre a importância do jornal como instrumento didático na sala de aula e sua contribuição na formação continuada de professores. Pelo menos é o que tem demonstrado os inúmeros trabalhos científicos como teses de Doutorado, dissertações de Mestrado e mesmo Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos em academias. É só conferir nos acervos das bibliotecas nas universidades. Teóricos repetem constantemente que a utilização do jornal converte a sala de aula em espaço de discussão da vida diária, já que sua matéria-prima (a notícia) envolve a construção do cotidiano. Os programas Jornal e Educação já comprovaram sua utilidade para criar o hábito de leitura nos alunos, e como propõe a tese “Formação de Professores do programa Jornal, Escola e Comunidade”, o jornal também contribui para a formação continuada dos docentes. Considerações Finais Para que esses programas atendam os objetivos a que se propõem, são fundamentais alguns pontos: 1. Criar hábitos de leitura diária nos docentes que utilizam os jornais nas salas de aula, com a aquisição de jornais pelas bibliotecas das escolas em que lecionam; 2. Pesquisar livros que ajudem os docentes a entender o que é um jornal, qual sua linha editorial, a quem é dirigido, suas ligações políticas e questões econômicas. Livros que podem contribuir para esclarecer essas são: Para uma leitura crítica dos jornais e Como ver televisão – Leitura crítica dos meios de comunicação; 3. Promoção de seminários ou cursos rápidos que introduzam os professores na técnica do jornalismo, promovidos pelas escolas ou mesmo pelos meios de comunicação que oferecem os programas Jornal e Educação. |
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