• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


“O ATO DE EDUCAR”, DE ENSINAR É PRÓPRIO DA CONDIÇÃO HUMANA”.

Publicado em 07/01/2009

 “O ATO DE EDUCAR”,

DE ENSINAR É PRÓPRIO

DA CONDIÇÃO HUMANA”.

 

PROGRAMA: A GAZETA NA SALA DE AULA

Não há dúvidas sobre a importância do jornal como instrumento didático na sala de aula e sua contribuição na formação continuada de professores. Pelo menos é o que tem demonstrado os inúmeros trabalhos científicos como teses de Doutorado, dissertações de Mestrado e mesmo Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) defendidos em academias. É só conferir nos acervos das bibliotecas nas universidades. Teóricos repetem constantemente que a utilização do jornal converte a sala de aula em espaço de discussão da vida diária, já que sua matéria-prima (a notícia) envolve a construção do cotidiano.

Os programas Jornal e Educação já comprovaram sua utilidade para criar o hábito de leitura nos alunos, e como propõe a tese “Formação de Professores do programa Jornal, Escola e Comunidade”, o jornal também contribui  para a formação continuada dos docentes.

Considerações Finais

Para que esses programas atendam os objetivos a que se propõem, são fundamentais alguns pontos:

1. Criar hábitos de leitura diária nos docentes que utilizam os jornais nas salas de aula, com a aquisição de jornais pelas bibliotecas das escolas em que lecionam;

2. Pesquisar livros que ajudem os docentes a entender o que é um jornal, qual sua linha editorial, a quem é dirigido, suas ligações políticas e questões econômicas. Livros que podem contribuir para esclarecer essas são: Para uma leitura crítica dos jornais e Como ver televisão – Leitura crítica dos meios de comunicação;

3. Promoção de seminários ou cursos rápidos que introduzam os professores na técnica do jornalismo, promovidos pelas escolas ou mesmo pelos meios de comunicação que oferecem os programas Jornal e Educação.

 

 

 

 

 

 

 

“O ATO DE EDUCAR”, DE ENSINAR É PRÓPRIO DA CONDIÇÃO HUMANA”.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 4277



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz