• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


Os alunos do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Praia da Costa são motivados a adquirirem o hábito da leitura através da Ciranda de Livros.

Publicado em 07/01/2009

Poeira fina:

Joeira das horas delicadas

Poalha leve.

Entre a leitura dos dias

E a partitura dos gestos

A praia, o vento, o pó.

Poalha fina:

Joeira das horas enternecidas

Poeira leve.

 

Paulo Roberto Sodré

 

Os alunos do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Praia da Costa são motivados a adquirirem o hábito da leitura através da Ciranda de Livros, evento extraclasse realizado durante as aulas de literatura.

         Às quintas-feiras, os alunos apresentam aos colegas as obras lidas por meio de uma exposição oral, ou através de uma resenha crítica que é apresentada apenas ao professor e que serve como critério de avaliação. 

         Nas apresentações orais, os alunos são questionados por outros colegas e as dúvidas relacionadas à interpretação da obra geralmente são tiradas ali mesmo, com o auxílio de outros colegas e do professor. Ao final de cada apresentação, nota-se que o interesse pela literatura aumenta, uma vez que discutimos, polemizamos, questionamos, refletimos e chegamos a conclusões importantes sobre a leitura da obra.

Os resultados são – e estão sendo – positivos. Nas avaliações, é perceptível que as leituras ajudaram os alunos a terem maior desempenho e maturidade intelectual durante as provas. Cito uma breve experiência vivida por mim e meus alunos: aproveitando-me da filosofia construtivista do Centro Educacional Praia da Costa, exigi que os alunos lessem e estudassem o conto “Pai Contra Mãe, de Machado de Assis. As dúvidas eram muitas e a sede de explicações e esclarecimentos também. Após algumas conversas sobre a obra e contextualização histórica em que estava inserido o nosso genial escritor, os alunos chegaram a conclusões interessantíssimas, como por exemplo, o porquê do nome do conto ser “Pai contra mãe”, e entenderam também um pouco da história da sociedade brasileira da época.

Dizer, ou melhor, relatar todo o conteúdo aprendido tornaria este texto demasiadamente longo, não é esse o objetivo. Objetiva-se aqui mostrar e justificar a importância do evento Ciranda de Livros em nossa escola.

         Todos sabem que um dos grandes desafios de qualquer professor, de qualquer área do saber, em qualquer local no mundo, é fazer com que seus alunos leiam. Sem a leitura de bons livros negamos nossa principal característica, que é a nossa capacidade de aprender coisas novas através de relatos. Por essa razão, os títulos presentes na ciranda foram escolhidos com cuidado, a dedo, um a um, e direcionado a cada aluno para motivá-los a lerem obras de grandes gênios da Literatura Brasileira e Universal, entre estes gênios, Antoine de Saint-Expéry, Miguel de Cervantes, Machado de Assis, Shakespeare, Arthur Conan Doyle, José Lins do Rego, Luis Fernando Veríssimo, João Cabral de Melo Neto, e outros mais.

         O evento é, longe de qualquer dúvida, uma maneira de promover a cidadania através da prática da leitura, além de ser uma oportunidade de nos conectarmos aos paralelos mundos da imaginação que gravitam em torno de nossa realidade, buscando nesta a sua própria importância.

           

 

 

Os alunos do 6º ao 9º ano do Centro Educacional Praia da Costa são motivados a adquirirem o hábito da leitura através da Ciranda de Livros.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 3903



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz