• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


Mais do que interpretar poemas nas atividades da Publicação Pedagógica, o estudo da literatura no CEPC visa a atribuir ao aluno uma análise crítica da sociedade por meio de livros de grandes escritores da língua portuguesa.

Publicado em 18/08/2009

Trabalhar como professor na área de língua portuguesa é uma função bastante desafiadora sem dúvida. Além dos assuntos clássicos como gramática, interpretação e produção de textos, nós do Centro Educacional Praia da Costa trabalhamos também com o texto literário propriamente dito. Mais do que interpretar poemas nas atividades da Publicação Pedagógica, o estudo da literatura no CEPC visa a atribuir ao aluno uma análise crítica da sociedade por meio de livros de grandes escritores da língua portuguesa. A turma do 6º ano, por exemplo, estudou a obra O Mário que não é de Andrade, que faz um intertexto com a obra Macunaíma, de Mário de Andrade. Por meio daquela obra, de Luciana Sandroni, os alunos puderam obter conhecimentos que vão além da grade curricular do ensino fundamental. Puderam compreender melhor a cultura brasileira através de um estudo sobre as correntes de vanguarda do século XIX que influenciaram a estética modernista no Brasil.

            "Eu sou um Tupi tangendo um alaúde". Esse foi o mote inicial para nossos estudos, pois afinal, o que significa um tupi tangendo um alaúde? Essa metáfora de Mário tenta sintetizar a formação da cultura brasileira. Estudamos o modernismo e seus principais representantes como Tarcila do Amaral, Anita Malfati, Oswald de Andrade entre outros, além de suas maiores contribuições para a cultura brasileira, como a idealização da Semana de Arte Moderna de 1922.

            Desta forma, é possível fornecer aos alunos a possibilidade de crescerem intelectualmente, e em grupo, todos nós, alunos e professores, temos a oportunidade de compartilhar as diferentes maneiras de se ler, receber, e interpretar o texto literário, assim, explorando esse gênero textual multissignificativo.

 

Mais do que interpretar poemas nas atividades da Publicação Pedagógica, o estudo da literatura no CEPC visa a atribuir ao aluno uma análise crítica da sociedade por meio de livros de grandes escritores da língua portuguesa.

Compartilhe:

 

 

Visitas: 4115



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz