• A Escola

  • Ensino

  • Parcerias

  • Matrícula
  • Fique por dentro

  • Área do aluno

  • Área do responsável


No próximo domingo, dia 5 de junho...

Publicado em 09/06/2011

No próximo domingo, dia 5 de junho, comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido por sua sigla em inglês WED (Word Environment Day).

Essa data foi estabelecida em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início a uma importante conferência cujo tema central foi o meio ambiente. Esse evento foi considerado o primeiro esforço mundial na tentativa de repensar e organizar as relações entre ser humano e meio ambiente.

As comemorações dessa data vêm espalhando ações positivas pelos diferentes recantos do globo. A cada ano são escolhidos uma nova temática e um país diferente para sediar o evento. Em 2011, a Índia será o país-sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, e terá como lema: “Florestas: a natureza a seu serviço”.

A escolha desse tema se justifica, entre inúmeros outros motivos, porque as florestas são os ecossistemas que apresentam a maior biodiversidade do mundo, são responsáveis pela subsistência direta e indireta de 1,6 bilhão de pessoas, são importantes na liberação de oxigênio na atmosfera e na absorção de CO2 e garantem a manutenção de rios e a fertilidade dos solos.

Apesar disso, essa “riqueza da natureza” vem sendo sistematicamente dilapidada pelo ser humano. O desmatamento e a degradação das florestas aumentam a cada ano em função da extração da madeira, da ampliação das fronteiras agrícolas, do represamento de rios para instalação de usinas hidrelétricas e da abertura de jazidas minerais. Segundo dados divulgados no site do WED, 13 milhões de hectares de florestas são destruídos por ano – o equivalente a todo território de Portugal.

Para a maioria da população que vive em cidades ou áreas rurais distantes de florestas, pode parecer difícil exercer uma prática em benefício da preservação e do uso sustentável desses biomas. Entretanto, ações conscientes, ainda que aparentemente indiretas, são válidas.

Individualmente, podemos praticar o consumo consciente, que envolve a escolha de produtos elaborados a partir de práticas sustentáveis. Para isso, é importante verificar a procedência de produtos derivados de florestas e da madeira utilizada na produção de mobiliário, na construção civil, na produção de papel e carvão vegetal. A demanda por “produtos sustentáveis” exerce pressão nas empresas, fazendo-as abandonar práticas predatórias.

Outro modo de se mobilizar em prol do meio ambiente é participar de grupos que fiscalizam o cumprimento das leis ambientais ou de ações coletivas que reivindicam medidas para implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.

Dia 5 de junho é um marco importante na campanha pelo meio ambiente, mas lembre-se: o Dia do Meio Ambiente é todo dia!

Fonte de pesquisa: <http://www.unep.org/portuguese/wed/forestfacts/>. Acesso em: jun. 2011.

Participe dos eventos que celebrarão o Dia Mundial do Meio Ambiente na sua escola e na comunidade. Informe-se no site da prefeitura de sua cidade sobre a programação dos eventos relacionados ao meio ambiente que ocorrerão no mês de junho.

Veja nos links abaixo outros eventos que acontecerão no país.
• Bahia
• Paraná
• Pernambuco
• São Paulo

 
No próximo domingo, dia 5 de junho...

Compartilhe:

 

 

Visitas: 3863



ENTRE EM CONTATO

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://cepc.com.br/ https://cepc.com.br/

Unidades

CEPC - Vila Velha
CEPC Aracruz