Na atualidade, os educadores indicam...
Publicado em 17/08/2012 Ensino com Projetos
Na atualidade, os educadores indicam que o ensino tradicional e o modelo clássico da escola não mais correspondem às exigências da sociedade atual, dinâmica e caracterizada pela inovação tecnológica: o modelo de currículo organizado em disciplinas dispostas de modo fragmentado, sem correlação ou nexo entre elas, vem sendo repensado e tende a ser substituído, para que a escola se aproxime mais da sociedade e que os alunos se envolvam mais no processo educativo. É nesses termos que a idéia de trabalho com projetos, na Escola, surgido a partir da "tematização" proposta já no final dos anos 80 do século XX, como recurso pedagógico da metodologia de ensino sócio-construtivista, toma corpo e se desenvolve a partir de 1990.
Não se trata de uma técnica atraente para atrair a atenção dos alunos: seu objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto.
Significa, também, repensar a escola, o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos da educação escolar.
Hernandes (1) e Freire (2) defendem a idéia de que o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações, e selecionando os procedimentos apropriados quando diante da necessidade de resolver problemas.
Ensino curricular (compartimentado) Enfoque fragmentado, centrado na trasmissão de conteúdos prontos. Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas. O professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização. O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor. O conteúdo a ser estudado é visto de forma compartimentada. Há uma seqüência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos. O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino
Ensino com projetos de trabalho
Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos. Conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela. O professor intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade. O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas. O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido. A sequenciação é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade. Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares. Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias.
(1) - Hernandez, Fernando - Transgressão e Mudança na educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, 1998. - Hernandes, Fernando e Ventura, Montserrat - A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre, RS: Ed. ARTMED, 1998, 5a. Ed. (2) - Freire, Paulo - Pedagogia da Autonomia. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.
Na atualidade, os educadores indicam...
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