Período IntegralA ampliação do currículo acadêmico se faz mais notadamente para os alunos de horário integral, considerando-se que permanecem em atividades na escola por tempo prolongado. O Período Integral oferece aos alunos uma proposta pedagógica adequada a seus interesses e necessidades, visando a uma estrutura organizacional adequada que concilie lazer, tarefas, estudo, atividades diversificadas (esportivas e socioculturais), junto com a aquisição de valores. A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolve também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos. Com uma rotina repleta de atividades diversificadas, o Período Integral busca a conquista dos quatro pilares da Educação: · Aprender a conhecer; · Aprender a fazer; · Aprender a conviver; · Aprender a ser. Faz parte também de nossa proposta fortalecer na criança uma imagem positiva se si, descobrindo suas potencialidades de comunicação, integração social e cultural, além de oferecer oportunidades para o reconhecimento das capacidades e habilidades dos integrantes do grupo, estimulando a amizade, atitudes de respeito e convivência com a diversidade. Momento de EstudoOs alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm, dentro do horário do Período Integral, um tempo diário garantido para seus estudos e execução de suas “tarefas de casa”, pesquisas e visita à biblioteca. Este momento é acompanhado pelo educador responsável que os orienta para que criem hábitos e atitudes de responsabilidade, autonomia, independência e reflexão frente ao trabalho escolar e, se necessário, suprirem as dúvidas que possam surgir. Este momento também é oferecido aos alunos da Educação Infantil sempre que têm tarefas, investigações e pesquisas. Refeições – AlmoçoAs refeições do almoço são balanceadas e contam com a orientação e supervisão de nutricionista. A alimentação da criança e dos adolescentes é um assunto muito sério. Dos 2 ao 6 anos, ela desenvolve seus sentidos, experimenta sabores e, com isso, define suas preferências. Para a nutricionista elaborar nossos cardápios, é levado em conta alguns fatores: · O balanceamento dos nutrientes; · A faixa etária a que se destina; · Variedade na alimentação. Nesse contexto, ao servir para o aluno uma refeição, sabemos que estamos contribuindo para a formação de hábitos que vão sendo determinados ao longo da vida e que vão definir aspectos importantes, como: · Relacionar o alimento às situações de prazer; · Portar-se à mesa de maneira socialmente adequada; · Definir uma postura de interesse e curiosidade diante da diversidade de alimentos que lhes serão apresentados ao longo da vida; · Respeitar seu corpo reconhecendo a necessidade de alimentar-se de maneira saudável e equilibrada; · Aprender, portanto, a linguagem de seu corpo e estabelecer com ele um bom sistema de comunicação. As famílias recebem semanalmente o cardápio e podem entrar em contato com a coordenação pedagógica-educacional para dietas especiais em casos específicos. Saídas CulturaisCom a intenção de desenvolver em nossos alunos um rico repertório cultural, para que a elaboração de novos conhecimentos seja feita de modo que os leve ao prazer em aprender, ao espírito crítico e de busca, serão programadas saídas culturais a exposições, museus, parques etc. Visitas: 674 |
Veja mais em: A Escola
Histórico
|